Há mais em jogo neste domingo do que uma simples eleição do governador do Estado do México, uma vez que a decisão pode ser uma sinalização em relação à eleição presidencial do país no próximo ano. O Estado tem 15 milhões de pessoas, caracterizando-o como o mais populoso do México.
Eruviel Ávila avança com vantagem de 30% para o Partido Revolucionário Institucional (PRI), que nunca perdeu a liderança em mais de 80 anos. Mas o PRI precisa de uma vitória por ampla margem para criar fôlego para as eleições nacionais em julho de 2012, com objetivo de obter a Presidência da República no México perdida em 2000 depois de 71 anos no poder.
O PRI é o líder das pesquisas de opinião. Os outros dois partidos atrás nas pesquisas alertam os eleitores que apoiar o PRI é retornar ao passado, quando os 'dinossauros' detinham o poder pela coerção, corrupção e intimidação.
Ávila enfrenta Alejandro Encinas, do Partido da Revolução Democrática (PRD). Em terceiro lugar está Luis Felipe Bravo Mena do Partido da Ação Nacional (PAN), de Felipe Calderón. As informações são da Associated Press.