São Paulo - O México aproveitou ontem a presidência rotativa do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para defender sua atuação no combate ao surto de gripe suína e pedir ação conjunta dos países. Apesar do aumento do alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), o prefeito da Cidade do México voltou a falar em "estabilização dos casos.
"O governo do México atuou com total transparência e senso de responsabilidade, disse a chanceler Patricia Espinosa em uma sessão do CS. Ela afirmou ainda que a atuação do país tem sido a mesma para cidadãos mexicanos e de outros países.
Patricia recebeu o apoio da representante americana na ONU, Susan Rice. "Aplaudimos os esforços do nosso vizinho para conter a crise. O México chegou a receber críticas, inclusive do Brasil, por supostamente ter demorado a alertar para a gravidade do surto da gripe.
Transparência
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, também elogiou o México pela "abertura e transparência no combate à gripe.
Já o prefeito da capital mexicana, Marcelo Ebrard, reiterou uma suposta "estabilização dos novos casos de contágio. Na última segunda-feira, ele falou em recorde de altas de pacientes. "Quando confirmarmos que as medidas lograram efeito e o número de casos está caindo, poderemos pensar em passar do estado de alerta máximo para o estado de alerta."
As restrições de funcionamento a locais de aglomeração, porém, continuavam em vigor. Além de restaurantes, só autorizados a realizar entregas, os populares sítios arqueológicos e os tradicionais quiosques de taco foram fechados.
O México aumentou ontem o número de casos confirmados de 26 para 49. Outros 2,5 mil casos são suspeitos. Sete mortes foram confirmadas.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast