• Carregando...

Cidade do México - O México vai repatriar o primeiro grupo de imigrantes ilegais cubanos de volta para seu país de origem após um acordo assinado em outubro com Havana. O objetivo seria combater o tráfico de pessoas para os Estados Unidos.

Imigrantes cubanos que tentam chegar aos Estados Unidos mudaram suas rotas para o México nos últimos anos, depois que se tornou mais difícil entrar no país por Miami. A maioria deles conseguia vistos temporários no México e continuava sua viagem para os EUA.

Em outubro, o México assinou um acordo para mandar os cubanos de volta para casa. Um fotógrafo da Associated Press em Cancún viu cerca de 60 imigrantes entrarem em ônibus na manhã de ontem. Alguns gritaram que estavam sendo enviados de volta a Cuba. Um funcionário do Instituto Nacional de Migração, que não quis se identificar, disse que as autoridades mexicanas realizaram uma operação para o envio do primeiro grupo de cubanos, mas não forneceu mais informações. Cancún, que fica na costa caribenha do estado mexicano de Quintana, está localizada cerca de 190 quilômetros a sudeste de Cuba.

Os governos de Cuba e do México firmaram um acordo pelo qual Cuba aceitará a devolução de todos os cidadãos que entrarem ilegalmente no México.

Drogas

Na noite de quarta-feira, o governo dos Estados Unidos liberou a primeira parte do pacote de US$ 400 milhões (cerca de R$ 960 milhões) de ajuda ao México para o combate aos cartéis de drogas no país.

O número de mortes relacionadas ao tráfico de drogas superou 4 mil neste ano e os assassinatos e seqüestros relacionados com esse tipo de crime estão se espalhando pelas cidades que fazem fronteira com os EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]