O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) revisou para 7,2 graus a intensidade do terremoto antes anunciado como sendo de magnitude 6,9 graus ocorrido na região da Baixa Califórnia neste domingo (4).
O tremor aconteceu às 15h40 locais (19h40 em Brasília) a cerca de 25 km a sudoeste da cidade de Guadalupe Victoria, a uma profundidade de 32,3 km.
O site do jornal "La Crónica", de Mexicali, cidade mexicana atingida pelo tremor, fala de danos causados a alguns edifícios. Informa também que postos de gasolina e lojas fecharam por precaução após o terremoto.
Nos EUA
O jornal americano "Los Angeles Times" noticiou que o tremor sacudiu edifícios nas cidades de Los Angeles e San Diego, no sul da Califórnia, assim como outras localidades do estado vizinho do Arizona.
Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondia neste momento a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores.
No entanto, não houve informações sobre feridos, danos importantes ou cortes de energia.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um comunicado em que informa que houve réplicas de 3,8 e 3,6 graus de magnitude e além disso outro terremoto, de 5,1 graus no sul da Califórnia americana.
Essa última réplica aconteceu às 16h15 local (20h15, Brasília) a 16,9 quilômetros de profundidade e a um quilômetro de Imperial (Califórnia).
De acordo com a cadeia "CNN" e o "New York Times", o terremoto foi sentido até em Los Angeles e San Diego, onde os edifícios e casas tremeram durante quase um minuto.
Por enquanto não há informações sobre danos ou feridos, mas uma rede de televisão local afirmou que há algumas pessoas presas em um elevador em um hotel na Disneylândia em Anaheim.
O Departamento de Bombeiros de Los Angeles está em alerta e começou a inspecionar a zona.