• Carregando...

O México vai solicitar visto dos brasileiros que quiserem visitar o país como parte de medidas mais rigorosas de imigração que têm o objetivo de reduzir o crescente número de pessoas que cruzam ilegalmente a fronteira do país com os Estados Unidos, informou um fonte do governo.

O México notificou o governo brasileiro nesta quinta-feira de que os cidadãos do Brasil precisarão de visto para entrar no território mexicano, revertendo com isso um acordo recíproco entre as duas nações que eliminava a necessidade do documento, informou uma autoridade do Ministério do Interior do México que pediu para não ter seu nome revelado.

Os Estados Unidos já haviam reclamado do grande número de não-mexicanos - entre eles um grande número de brasileiros, que entram ilegalmente em seu território vindos do México.

Em abril, autoridades americanas prenderam cerca de 150 brasileiros que haviam entrado no país do México para o Estados do Texas. Isso levou o número de brasileiros detidos por entrar ilegalmente nos EUA para 15.428 desde o início do ano fiscal americano, em outubro. Esse montante é quase o dobro do registrado no ano fiscal anterior.

O representante mexicano disse que um grande número de brasileiros que entram no México deixam de informar às autoridades deste país sobre seus planos de viagem, como determina a lei. Isso fez com que cinco mil brasileiros fossem mandados de volta para o país no ano passado.

Quase 50 mil brasileiros entraram legalmente no México na primeira metade deste ano e a fonte negou que haja tensão sobre essa questão.

- Não há conflito porque eles terão vistos de longo prazo que os permitirão mais entradas, mais vezes - disse. - Eles terão vistos válidos por cinco anos e por três anos.

Uma outra fonte do governo disse que os EUA pediram ao México que exigisse vistos de cidadãos do Brasil depois da descoberta, no ano passado, de uma quadrilha que colocava ilegalmente brasileiros em território americano via Cancún.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]