Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clandestinos

México vai retirar imigrantes da fronteira

Cidade do México – O governo do México ordenou à polícia federal mexicana que retire cerca de 4 mil imigrantes clandestinos da América Central, que ficaram abandonados à própria sorte perto da fronteira com a Guatemala. Os imigrantes deverão ser embarcados em ônibus e levados de volta aos seus países. A medida tornou-se necessária porque no final do mês passado foi suspensa a linha de um trem que passava pela região e tinha os Estados Unidos como destino.

Os imigrantes costumavam viajar como clandestinos nos vagões de carga ou no teto do comboio, da empresa americana Genesee & Wyoming Inc., do estado de Connecticut. Quando chegavam perto da fronteira entre o México e os EUA, saltavam do trem e faziam a travessia com os "coiotes", que lhes levavam pelo deserto aos Estados Unidos.

Os imigrantes, no entanto, ainda não sabem que o serviço de trens da Genesse & Wyoming Inc. foi desativado no estado de Tabasco e aguardam, perto da linha férrea, a chegada de um trem que não virá mais. A empresa americana a desistiu da concessão de 30 anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.