• Carregando...

Michelle Bachelet assumiu no sábado como a primeira presidente mulher do Chile, em uma cerimônia na sede do Congresso no porto de Valparaíso, frente às principais autoridades do país e representantes internacionais.

Segundo informações da Congresso do país, 30 chefes de Estado estavam presentes ao evento, entre eles os presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva; da Venezuela, Hugo Chávez; da Argentina, Nestor Kirchner; do Uruguai, Tabaré Vasquez; do Paraguai, Nicanor Duarte, do Peru, Alejandro Toledo.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, também acompanhou a cerimônia. É a primeira vez que um mandatário boliviano está presente à posse de um presidente chileno. Os dois países se enfrentaram em uma guerra no final do século 19, quando a Bolívia perdeu o acesso ao mar.

O governo dos Estados Unidos está representado pela secretária americana de Estado, Condoleezza Rice.

Após o evento no Congresso, a nova presidente oferece um almoço aos chefes de Estado no Palácio Presidencial de Cerro Castillo, em Viña del Mar. Às 15h30 (horário local), Bachellet se encontra com o presidente Lula e em seguida com o presidente do Peru, Alejandro Toledo.

Bachelet, de 54 anos, uma socialista da coalizão governista Concertación, recebeu a faixa presidencial das mãos do líder do Senado, o ex-líder Eduardo Frei, e ocupa agora o cargo do ex-presidente Ricardo Lagos.

Bachelet tem formação de médica pediatra e desempenhou a função de ministra da Saúde e Defesa de Lagos, a quem abraçou com emoção durante a cerimônia.

Durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990), Bachelet foi torturada e partiu em exílio na Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]