A mídia chinesa advertiu o Japão nesta segunda-feira de que está se arriscando à intensificação de represálias do país por causa de uma disputa por águas territoriais e afirmou que muitos no país apoiam o uso da força militar para resolver a antiga reivindicação por pequenas ilhas nessa área.
O governo da China suspendeu no domingo o intercâmbio de alto nível com o Japão e ameaçou adotar novas medidas pelo fato de um tribunal japonês ter decidido estender até o dia 29 a prisão de Zhan Qixiong, capitão de um pesqueiro que colidiu no começo do mês com duas embarcaçoes da Guarda Costeira do Japão, perto das ilhas reivindicadas pelos dois países.
"A China deveria ter um conjunto de planos para impor mais sanções ao Japão, conduzindo uma batalha diplomática com o Japão por meio de retaliações sucessivas", diz em editorial o jornal Global Times, um tabloide popular com foco em assuntos internacionais.
O jornal também publicou uma pesquisa feita online, segundo a qual 96 por cento das pessoas que responderam disseram apoiar o uso da força militar para resolver a disputa sobre as ilhotas, chamadas de Diaoyu pela China e Senkaku pelo Japão.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano