Uma menina de cinco anos e uma mulher morreram de frio nesta quarta-feira em uma tentativa de chegar à ilha grega de Lesbos a partir da costa turca, anunciou a polícia.
Apesar do trabalho dos serviços de emergência, a menina faleceu depois que sua embarcação virou, segundo a polícia portuária. Seus 55 companheiros de viagem foram resgatados por um barco patrulha da agência europeia de vigilância de fronteiras Frontex.
Outro barco da Guarda Costeira recebeu os passageiros, principalmente mulheres e crianças, mas os funcionários não conseguiram salvar uma mulher, que faleceu vítima de hipotermia.
Com temperaturas um pouco superiores a zero na região, as viagens de refugiados e migrantes à ilha foram retomadas na terça-feira. Nesta quarta-feira (20), mais de mil pessoas chegaram a Lesbos, contra 800 na terça-feira, segundo a polícia grega.
De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), 77 pessoas faleceram em tentativas de chegar por mar à Grécia entre 1 e 18 de janeiro. Desde o início do ano, a OIM contabiliza 31.000 chegadas às ilhas gregas do Egeu oriental, 21 vezes mais que em janeiro de 2015.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink