O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que sua vice-presidente, Victoria Villarruel, faz parte da chamada "casta política” do país e não tem influência nas decisões que são tomadas por seu governo.
Em entrevista à emissora La Nacíon+ nesta quarta-feira (20), Milei explicou que Villarruel, embora ocupe um cargo de destaque, não participa mais das reuniões de seu gabinete desde o início do governo e tem se concentrado apenas em questões institucionais relacionadas ao seu papel.
Milei detalhou que a vice-presidente possui uma visão política mais alinhada com a chamada "alta política", grupo que ele considera parte da “casta” que representa os interesses de políticos tradicionais.
"Ela não tem nenhum tipo de interferência na tomada de decisões", afirmou o presidente, explicando que suas interações com Villarruel se limitam apenas a discussões necessárias para o cumprimento de suas funções.
Apesar disso, o presidente reconheceu a aprovação pela vice-presidente, que também lidera o Senado, da Lei de Bases, que foi fundamental para acelerar a desregulamentação da economia, uma das bandeiras de seu governo.
Nesta quinta-feira (21), o porta-voz da presidência, Manuel Adorni, acrescentou que, embora a vice-presidente esteja “próxima da casta”, seu trabalho no Senado tem sido significativo, principalmente em um ambiente onde a maioria dos senadores são aliados dos partidos tradicionais.
As falas de Milei foram consideradas por pessoas próximas a Villaruel como uma “crítica pública”. Segundo informações do jornal argentino Clarín, no Senado, muitos políticos se mostraram surpresos com a abordagem direta do presidente, que, segundo eles, antes minimizava suas diferenças com a vice. O senador Francisco Paoltroni, membro da coalizão A Liberdade Avança, base do governo, considerou as falas do presidente como “injustas e desnecessárias”. Paoltroni destacou que, apesar de ser minoria no Senado, a vice-presidente tem sido uma forte defensora das ideias de liberdade que marcaram a campanha eleitoral de Milei.
Segundo o Clarín, fontes próximas a Villarruel, estão avaliando a possibilidade de uma resposta pública dela às falas de Milei. Membros do entorno da vice-presidente questionaram as afirmações do presidente sobre a proximidade de Villarruel com a chamada "casta". A Casa Rosada entende que o presidente apenas "visibilizou uma realidade".