Milei no encontro com a presidente da comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, do conservador Partido Popular (PP)| Foto: REUTERS/Violeta Santos Moura
Ouça este conteúdo

O presidente da Argentina, Javier Milei, fez nova viagem à Espanha, onde foi recebido nesta sexta-feira (21) pela presidente da comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, do conservador Partido Popular (PP).

CARREGANDO :)

Segundo informações do jornal Clarín, ambos se encontraram no palácio de Puerta del Sol, sede do governo regional madrilenho, e Ayuso homenageou Milei com a Medalha Internacional da Comunidade de Madri.

Na capital espanhola, o argentino também recebeu o prêmio do Instituto Juan de Mariana por “uma defesa exemplar das ideias de liberdade”.

Publicidade

“Hoje, a Argentina está no mapa internacional de uma forma que não se via anos atrás e isso é sempre um apelo ao investimento, à confiança e à esperança”, disse Ayuso.

Milei aproveitou a ocasião para alfinetar novamente o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

“Viemos do futuro para contar uma história que é desejável evitar, a história dos danos causados ​​pelo socialismo”, disse Milei. “Não deixem o socialismo arruinar as suas vidas.”

Antes do encontro, a segunda vice-presidente da Espanha e ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, criticou a nova viagem de Milei ao país, que mais uma vez não terá compromissos com integrantes do governo nacional.

“Isso é o que o PP está fazendo em nosso país, recompensando aqueles que levam à desigualdade e à pobreza na Argentina, aqueles que praticam a política da dor”, disse Díaz.

Publicidade

Em maio, Milei viajou à Espanha e participou de um evento do Vox, partido de direita nacionalista, antes das eleições para o Parlamento Europeu.

Os governos da Argentina e da Espanha têm trocado farpas após ministros de Sánchez acusarem Milei de usar substâncias químicas e de “negacionismo”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]