Ouça este conteúdo
O presidente da Argentina, Javier Milei, iniciou sua agenda nos Estados Unidos participando de dois eventos de grande destaque nesta segunda-feira (23). Pela manhã, Milei participou da tradicional cerimônia de abertura da Bolsa de Valores de Nova York, tocando o sino que marca o início das atividades financeiras do dia.
Acompanhado de membros de sua equipe de governo, como a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, o ministro da Economia, Luis Caputo, e a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, Milei ergueu o punho na Bolsa e gritou "Vamos, Argentina", sendo ovacionado por investidores de Wall Street e apoiadores que estavam presentes no momento. O argentino chegou nos EUA no sábado (21).
Com um sorriso no rosto e mostrando otimismo, Milei aproveitou o momento para destacar a nova fase econômica que a Argentina atravessa. Ele foi recebido com aplausos e saudado por figuras da elite financeira de Wall Street. Ao seu lado, também estava Stacey Cunningham, presidente da Bolsa de Nova York.
"Vamos lá, vamos lá, vamos lá", disse Milei durante a cerimônia, que durou cerca de um minuto e meio, enquanto a plateia reagia com entusiasmo, alguns gritando "liberdade" em apoio ao presidente libertário que está realizando profundas reformas econômicas na Argentina.
Logo após tocar o sino na Bolsa, Milei fez um breve discurso sobre o estado atual da economia argentina. Ele ressaltou os desafios que encontrou ao assumir a presidência do país sul-americano, afirmando que a Argentina "estava à beira do que seria a pior crise de sua história". No entanto, destacou que medidas emergenciais de sua gestão, especialmente no campo econômico, têm começado a dar resultados, inclusive na contenção da inflação.
"Estamos domando a inflação", afirmou Milei, reforçando seu compromisso em restabelecer a confiança dos mercados no país.
O toque do sino de abertura na Bolsa de Nova York foi apenas um dos compromissos de Milei neste primeiro dia de viagem aos Estados Unidos. Ainda nesta segunda, o presidente argentino se reuniu com o empresário Elon Musk, dono do X e CEO da Tesla, atualmente uma das figuras mais influentes no setor tecnológico global. Este encontro, o terceiro desde que Milei assumiu a presidência, contou também com a presença de Luis Caputo e Karina Milei, secretária-geral da Presidência argentina e irmã do libertário. A reunião, realizada em um clima amigável, foi descrita ao jornal argentino Clarín como "muito boa" por fontes próximas à delegação argentina, que mencionaram a habitual sintonia entre Musk e Milei.
De acordo com Manuel Adorni, porta-voz do governo da Argentina, a reunião de Milei com Elon Musk foi um “grande momento”. Adorni disse por meio de publicação no X que ambos conversaram sobre o processo de desregulação que está em andamento na Argentina, o regime de incentivos para grandes investimentos (RIGI) e as implicações da Lei de Bases, bem como sobre o "caminho que a Argentina está percorrendo em seu retorno à normalidade". A postagem foi acessada pela Gazeta do Povo a partir de uma conexão de fora do Brasil.
Fontes ligadas ao governo argentino disseram ao Clarín que Musk demonstrou "grande interesse" pelas reformas econômicas conduzidas por Milei, vendo a Argentina como uma boa oportunidade para investimentos no setor privado.
A agenda de Milei em Nova York continua nesta terça-feira (24), quando o presidente argentino participará e discursará pela primeira vez na 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ainda nesta segunda-feira, Milei se encontrará com membros do Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos, uma das instituições mais influentes em temas de política internacional, onde falará por mais de uma hora sobre sua visão para o futuro da Argentina e sua política externa. Milei retornará à Argentina na quarta-feira (25)