O governo da Argentina oficializou nesta sexta-feira (1º) a nomeação de Gerardo Werthein, atual embaixador nos EUA, como novo ministro das Relações Exteriores, substituindo Diana Mondino.
Por meio de um decreto assinado pelo presidente Javier Milei e publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial, Werthein foi nomeado para o cargo de ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto.
Werthein, veterinário de profissão e empresário proeminente, presidente do Comitê Olímpico Argentino entre 2009 e 2021 e ex-membro do Comitê Olímpico Internacional, é um homem próximo a Milei e, desde abril, atua como embaixador nos EUA.
Em outro decreto, também publicado nesta sexta-feira, Milei aceitou a renúncia de Mondino.
A saída de Mondino do Ministério das Relações Exteriores ocorreu na última quarta-feira, após um voto da Argentina naquele mesmo dia na Assembleia Geral da ONU.
Na ocasião, o país sul-americano se juntou a 186 outros Estados para formar uma maioria esmagadora que aprovou uma resolução não vinculativa contra as sanções dos EUA contra Cuba, que estão em vigor há 62 anos.
EUA e Israel foram os dois únicos países que rejeitaram a resolução da ONU.
Milei definiu EUA e Israel como aliados de seu governo na política internacional e expressou repetidamente sua enfática rejeição a governos de esquerda.
Após a saída de Mondino, o governo emitiu uma declaração na quarta-feira na qual reiterou que a Argentina “se opõe categoricamente à ditadura cubana”.
O governo de Milei também advertiu que “iniciará uma auditoria da equipe de carreira do Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de identificar aqueles que promovem agendas que não estão de acordo com as ideias liberais”, o que causou grande desconforto entre o corpo diplomático argentino.