Ouça este conteúdo
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, da coalizão A Liberdade Avança, anunciou nesta segunda-feira (20) que irá visitar o Uruguai em breve, após receber um convite do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. Milei disse que conversou com Lacalle Pou por telefone nas primeiras horas da manhã desta segunda e que ambos concordaram em fortalecer os laços entre os dois países.
"Ele me convidou para ir ao Uruguai para me falar sobre o estado das relações e as questões que precisamos resolver juntos. Como temos muita afinidade, vamos resolver isso em um churrasco", disse o presidente eleito.
Lacalle Pou, que está em missão oficial na China desde sábado (18), cumprimentou o presidente eleito da Argentina neste domingo (19) por meio de uma mensagem na rede social X (antigo Twitter), a quem disse que eles têm "muito o que trabalhar juntos e melhorar as relações bilaterais”.
Milei, que venceu as eleições presidenciais argentinas, é um economista libertário que defende a redução do Estado, a abertura comercial e a livre iniciativa. Lacalle Pou, que assumiu o poder no Uruguai em março de 2020, também é um político de centro-direita que tem buscado aproximar o seu país dos mercados internacionais.
A visita de Milei ao Uruguai poderá ser a sua primeira viagem internacional como presidente eleito da Argentina. A data ainda não foi definida, mas Milei disse que espera se reunir com Lacalle Pou em breve para discutir temas de interesse bilateral, regional e global. (Com Agência EFE)