Cerca de 30 mil detentos de prisões em toda a Califórnia iniciaram esta semana uma greve de fome para protestar contra o isolamento e outras condições que dizem equivalem a tortura. Presidiários recusaram refeições em cerca de 20 complexos, no que pode ser o maior protesto do tipo na história do estado.

CARREGANDO :)

A campanha é remanescente de uma greve de fome de 2011, que chamou a atenção internacional sobre o sistema prisional dos EUA, mas não conseguiu obter concessões significativas das autoridades.

Um grupo de detentos da prisão estadual de segurança máxima Pelican Bay, na cidade de Crescent, tem liderado o protesto. Eles dizem que eles vão morrer de fome se o Departamento de Correção e Reabilitação da Califórnia (CDCR) não concordar em realizar negociações significativas.

Publicidade

A Califórnia tem registro de 12 mil detentos em isolamento extremo, alguns vivendo em celas sem janelas chamadas de Casas de Unidades de Segurança. Nesses casos, eles são autorizados a sair durante uma hora por dia para fazer exercício em um quintal ou às vezes em uma gaiola.