Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protestos

Milhares de estudantes protestam na Espanha contra cortes na educação

Estudantes reclamam da redução de investimentos na educação de mais de um bilhão de euros em 2012 em relação a 2011 | Pierre Philippe Marcou / AFP
Estudantes reclamam da redução de investimentos na educação de mais de um bilhão de euros em 2012 em relação a 2011 (Foto: Pierre Philippe Marcou / AFP)
 |

1 de 1

Munidos de cartazes nos quais reclamam "uma escola pública para todos", milhares de estudantes de segundo e terceiro grau tomaram nesta quarta-feira (17) as ruas de Madri e de outras cidades espanholas para protestar contra os cortes na educação. Cerca de 3.000 jovens desfilaram também em Barcelona, segundo a polícia, e outros milhares em Valência, dentro de uma greve de estudantes de três dias à qual se uniram também pais e professores.

Além disso, o movimento denuncia a demissão de professores e o aumento de número e alunos por sala de aula. Determinado a reduzir o déficit público, o governo conservador de Mariano Rajoy anunciou ajustes de 150 bilhões de euros entre 2012 e 2014. O gasto público na educação se reduziu em mais de um bilhão de euros em 2012 em relação a 2011 e no curso 2011-2012 houve quase 3.000 professores demitidos de um total de 494.000, segundo o ministério da Educação. Por outro lado, o comitê de trabalhadores do jornal El País convocou para esta quarta vários dias de greve em outubro e novembro para levar a direção da publicação a renegociar um plano que prevê a redução de um terço de seus efetivos. Nascido em 1976 durante a transição democrática após o franquismo, o plano de El País prevê a supressão de 149 postos de trabalho de um total de 466, dos quais 128 serão demissões e 21 aposentadorias para maiores de 59 anos, além de 15% de redução do salário fixo para toda a equipe.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.