Milhares de imigrantes refugiados conseguiram passar neste sábado (22) pela barreira policial que os impedia de entrar na Macedônia pelo território grego.

CARREGANDO :)

Os imigrantes atravessaram inclusive uma barreira de arame farpado. Várias pessoas ficaram feridas quando a polícia tentou impedi-las de cruzar a fronteira.

O caos começou quando a polícia deixou um pequeno grupo de imigrantes com crianças atravessar a barreira na cidade de Gevgelija. Um grupo de milhares de imigrantes mais ao fundo começou a empurrá-los para conseguir passar. Segundo relatos das agências de notícias, crianças e uma mulher grávida caíram no chão. Não há um balanço oficial de feridos.

Publicidade

Segundo a agência Reuters, os policiais chegaram a jogar duas granadas de luz para tentar conter a correria.

A Macedônia decretou estado de emergência na fronteira com a Grécia depois que a região foi tomada por milhares de refugiados em busca de passagem para a Hungria, membro da União Europeia.

Do outro lado de uma barreira de arame farpado e policiais fortemente armado, alguns dos imigrantes levantaram crianças acima das cabeças para tentar convencer os agentes a resgatá-las.

“Estes homens não têm coração”, disse Yousef, refugiado sírio que segurava no colo uma menina. “Eles não ligam para nossa tragédia”, completou.

Um policial, que não quis se identificar, afirmou à Associated Press que apenas segue as ordem do governo e que, enquanto não houver mudanças na orientação, a situação seguirá.

Publicidade

Na noite passada, uma forte chuva atingiu a região. Alguns dos imigrantes tiraram a camiseta e gritaram insultos aos policiais. Outros se protegeram nas dezenas de tendas ou embaixo de algumas árvores no campo enlameado.

Tanto a Grécia quanto a Macedônia viram uma onda de imigrantes sem precedentes neste ano, a maioria fugido das guerras na Síria, Afeganistão ou Iraque.

Mais de 160 mil pessoas chegaram na Grécia, a maioria vinda em barcos da Turquia.

Cerca de 45 mil cruzaram até a Macedônia somente nos últimos dois meses. Lá, pretendem ir de trem até a Sérvia e a Hungria e, depois, até países mais prósperos da União Europeia, como a Alemanha, a Holanda e a Suécia.

Na semana passada, houve cenas caóticas quando centenas de imigrantes tentaram embarcar nos trens em Gevgelija.

Publicidade

A agência de refugiados da ONU disse em comunicado que está preocupada com a situação de vulnerabilidade dos refugiados.

A ONG Human Rights Watch pediu às autoridades da Macedônia que parem com a violência contra os imigrantes, proibindo os agentes de atirar contra eles.