Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (7) na Cidade do México para protestar contra o resultado das eleições presidenciais, vencidas por Enrique Peña Nieto. Denúncias de compra de votos e outras irregularidades motivaram a manifestação. Peña Nieto nega as acusações contra seu partido, o PRI.
Nem a ameaça de chuva conseguiu afastar as pessoas das ruas. De acordo com autoridades, 70 mil manifestantes participaram do protesto. Segundo lugar nas eleições, Andres Manuel López Obrador alega que seu rival comprou votos para ganhar sua vitória.Além de Peña Nieto, manifestantes atacaram o Instituto Federal Eleitoral - chamado no protesto de instituto de fraude eleitoral - e meios de comunicação. "Peña, entende, você não é o presidente" era um dos gritos entoados pelos manifestantes.
A vitória de Peña, de 45 anos, já foi saudada por vários presidentes e marca a volta do PRI ao pode, depois de 12 anos. O partido governou o México por 71 anos até 2000 sob acusações de corrupção, autoritarismo e fraudes eleitorais. López Obrador não aceitou sua derrota e pediu a recontagem de todos os voto, mas autoridades eleitorais só concordaram em contar metade dos votos.