Milhares de russos saem às ruas de Moscou para um protesto batizado de "Passeio de Verificação"| Foto: AFP PHOTO / ANDREY SMIRNOV
Mulher recebe fita branca, símbolo do movimento de oposição ao presidente russo Vladimir Putin
CARREGANDO :)

Milhares de opositores fizeram neste domingo um "passeio" pelo centro da capital russa, convocado por um grupo de escritores para verificar se os moradores de Moscou podem circular livremente pelas ruas de sua cidade sem a permissão das autoridades.

A maioria dos participantes portava uma fita branca, o símbolo da oposição para pedir eleições limpas. Sob o lema "Passeio de Verificação", um grupo liderado pelo escritor Boris Akunin convocou os moscovitas a passear pelos bulevares do centro da capital russa.

Publicidade

A convocação se tornou pública depois que a polícia deteve vários cidadãos apenas pelo fato de usar a fita branca opositora e após a violenta dissolução de uma manifestação no último dia 6, que terminou com cerca de 500 detidos.

De acordo com os responsáveis pela convocação, 15 mil pessoas compareceram, mas a polícia diminuiu este número para 2 mil. Os participantes se reuniram sem cartazes na Praça Pushkin, e dali se dirigiram pelos bulevares até Chistie Prudy.

Ali foram recebidos com aplausos pelas centenas de jovens que há vários dias realizam no local um acampamento de protesto contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O acampamento foi apresentado às autoridades como uma celebração indefinida do Dia da Vitória sobre a Alemanha Nazista, que os russos comemoram no dia 9 de maio, para evitar sua dissolução pela polícia.

A polícia não atuou contra os participantes do "passeio", mas se queixou de que a multidão obrigou a suspender o tráfego no local, que forma um anel em torno do centro histórico da cidade.

Publicidade