Dezenas de milhares de pessoas formam nesta quarta-feira (14) uma fila na margem sul do rio Tâmisa, no centro de Londres, aguardando para acompanhar o velório da rainha Elizabeth II, a partir das 17h locais (13h de Brasília) e até a próxima segunda-feira (19), na sede do Parlamento.
O rei Charles III e os filhos dele, William - herdeiro do trono - e Harry, caminharão atrás do carro funerário que levará o caixão da soberana durante a procissão, que começará às 14h22 (10h22 de Brasília), e que irá do Palácio de Buckingham até o Parlamento.
Segundo comunicado, súditos, turistas, entre outros, estão nas imediações do Parlamento, cruzando a ponte de Lambeth, na margem sul do Tâmisa. A expectativa é que a fila chegue a alcançar 8 km de extensão, indo além da Torre de Londres.
Estão previstas 750 mil pessoas participando do velório, que permanecerá aberto até às 6h30 (2h30 de Brasília) da próxima segunda-feira, quando o corpo será levado para a Abadia de Westminster, onde ocorrerá o funeral da rainha.
O Ministério da Cultura do Reino Unido, anteriormente, já havia alertado que as pessoas que quisessem dar um último adeus à soberana poderiam ter que esperar em "filas longas por muitas horas" e também que haveria "poucas chances de se sentar".
Os visitantes do velório passarão por rígidas revistas, como em aeroportos. Só será possível entrar na cerimônia com uma bolsa pequena de pertences, por exemplo.
Também não será possível guardar lugar para outras pessoas na fila, já que foram distribuídas pulseiras amarelas que deverão ser utilizadas até a entrada no Parlamento.