• Carregando...
Pessoas protestam a favor de Putin | AFP
Pessoas protestam a favor de Putin| Foto: AFP

Milhares de russos protestaram neste sábado (18) em várias cidades a favor de Vladimir Putin, favorito nas eleições presidenciais de 4 de março, em uma tentativa de contrabalançar uma onda de protestos sem precedentes contra o homem forte do país.

Ao menos 50 mil pessoas participaram das manifestações na Rússia europeia, na Sibéria e no Extremo Oriente para apoiar o primeiro-ministro, que deseja retornar ao Kremlin para um terceiro mandato, após os dois anteriores de 2000-2008, segundo jornalistas da AFP e estimativas da polícia.

Após organizar uma manifestação pró-Putin no dia 4 de fevereiro - o mesmo dia de uma marcha da oposição - os partidários do regime seguem com a ofensiva.

Em São Petersburgo, antiga capital imperial e cidade natal de Putin, cerca de 10 mil pessoas saíram às ruas com cartazes nos quais era possível ler: "Sim às mudanças, não à revolução" ou "Juntos com Putin a favor de uma Rússia forte".

A oposição acusa os organizadores dos protestos pró-Putin de utilizarem os recursos do Estado e, inclusive, de oferecerem dinheiro para as pessoas participarem.

Manifestações similares ocorreram em grandes cidades russas, exceto Moscou, com a participação de outros milhões de manifestantes.

Um comício a favor de Putin está previsto no dia 23 de fevereiro em Moscou com o slogan "Protejamos o país", no qual os organizadores esperam reunir 200 mil pessoas.

A oposição responderá na capital no dia 26 de fevereiro, e espera reunir milhares de pessoas que formarão uma corrente humana em torno de uma estrada periférica de Moscou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]