Cerca de duas mil pessoas se manifestaram pacificamente neste sábado (15) pela ruas de Belfast em um protesto organizado por sindicatos e organizações cívicas contra as políticas do G8, que se reunirá a partir de segunda-feira (17) em um isolado hotel da Irlanda do Norte.
O Serviço de Polícia da Irlanda do Norte (PSNI) havia estimado uma participação de 10 mil pessoas na manifestação, mas a chuva e o frio na capital norte-irlandesa reduziram significativamente esse número.
A passeata ocorreu sem incidentes e em um ambiente festivo apesar das condições climatológicas e de uma grande presença de policiais e de um helicóptero de vigilância, que acompanharam os manifestantes durante todo o percurso do protesto.
O PSNI informou que apenas um "número limitado" de indivíduos considerados "conflituosos" tinha previsto viajar à província britânica, que receberá na segunda-feira e na terça-feira a reunião anual dos sete países mais industrializados e desenvolvidos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), mais a Rússia.
Durante os próximos dias, um total de oito mil agentes do PSNI e de outros serviços policiais do Reino Unido velará pela segurança do G8, ao mesmo tempo em que também se intensificou o esquema em Belfast por ocasião da breve visita que fará na segunda-feira o presidente americano, Barack Obama.
Além da passeata que percorreu hoje a capital norte-irlandesa, sindicatos e grupos como a Anistia Internacional e Amigos da Terra organizaram também durante estes dias o chamado "Festival por um Mundo mais Justo".