Autoridades canadenses emitiram na terça-feira (4) um aviso de evacuação obrigatória para toda a cidade de Fort McMurray, no norte da província de Alberta, devido a um grande incêndio florestal, intensificado pelos ventos e que se aproximava das casas.
Diante do rápido avanço do incêndio, “toda a cidade está sob ordem de evacuação obrigatória”, anunciaram os serviços de emergência. Fort McMurray tem cerca de 100 mil habitantes.
A prefeita da cidade, Melissa Blake, pediu aos cidadãos que se aprontassem para a evacuação e que tivessem à mão apenas o necessário. Blake também pediu à população que mantenha a calma.
“Fomos informados de que não devemos lamentar nenhum ferido, nem vítima fatal”, disse a primeira-ministra de Alberta, Rachel Notley, em entrevista coletiva transmitida pela televisão.
Em imagens das emissoras, podia-se ver longas filas de veículos que se dirigiam ao norte pela autoestrada principal da cidade, em meio às chamas. A polícia fechou essa via em direção ao sul.
Os habitantes da cidade foram convocados a se dirigir a um abrigo localizado a 20 quilômetros dali, indicaram as autoridades.
“No total, nove aviões-tanque e dezenas de helicópteros, além de centenas de bombeiros” combatem as chamas e outros vão se somar, disse o vice-ministro da Agricultura, Bruce Mayer, encarregado dos parques.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião