Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Manifestação

Milhares de portugueses protestam no primeiro aniversário dos "Indignados"

Milhares de pessoas protestaram neste sábado (12) em Portugal como parte de uma ação global para marcar o primeiro aniversário do movimento dos "Indignados".

Em Lisboa, cerca de duas mil pessoas, segundo os organizadores, marcharam no centro da capital. "Desempregados do mundo uni-vos", "primavera global, protesto internacional", "as ideias tomam as ruas", podia ser lido em algumas das bandeiras carregadas pelos manifestantes.

"Este dia é para nós a celebração de um ano de luta e para que as pessoas compreendam a necessidade urgente de reagir", disse à AFP um líder do movimento, João Camargo.

"É um movimento de longo prazo, não vai parar de crescer", assegurou por sua vez Castelhano Tiago, de 25 anos.

A recessão se aprofundou em Portugal e a taxa de desemprego, que ultrapassa os 15% entre toda população ativa, já atinge 35% dos jovens, como resultado das medidas de austeridade implementadas pelo governo em troca de uma ajuda de 78 bilhões de euros, concedida em maio de 2011 pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Fora FMI", foi um slogan frequentemente repetido pelos manifestantes, enquanto outros atacavam o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que declarou recentemente que o desemprego poderia ser "uma oportunidade para mudar suas vidas".

"O primeiro-ministro está completamente desconectado da realidade. Há mais de 1,5 milhão de desempregados em Portugal e cada um é uma tragédia pessoal", comentou João Camargo.

Os protestos também reuniram centenas de pessoas em várias outras cidades, incluindo Porto (norte), Coimbra (centro) e Faro (sul).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.