Milhares de turistas e moradores foram removidos no Havaí, depois de hotéis e casas terem sido danificados por um forte abalo ocorrido no domingo. A governadora do Havaí, Linda Lingle, declarou estado de emergência em todo o arquipélago após um terremoto de 6,6 graus na escala Richter atingir várias ilhas.
Segundo ela, o tremor registrado às 7h (14h em Brasília) causou danos consideráveis em prédios e estradas.
- Os móveis tremiam e TVs e livros caíam no chão - contou a governadora.
O epicentro do terremoto, que foi seguido por mais de 20 tremores secundários, foi na principal ilha do arquipélago, Oahu, na qual fica Honolulu, capital do estado. O tremor afetou os serviços de energia e telecomunicação em Oahu. É nesta ilha em que estão sendo gravados os episódios da nova temporada de "Lost", da qual participa o ator brasileiro Rodrigo Santoro.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos classificou o terremoto na categoria "forte", embora não tenha causado tsunami no Oceano Pacífico.
Não houve vítimas fatais, apenas feridos sem gravidade. Várias casas foram danificadas e estradas estão fechadas, devido a deslizamentos de terra.
Segundo o jornal "Los Angeles Times", cerca de dois mil turistas foram evacuados de dois hotéis. Aproximadamente mil pessoas chegaram a lotar os quatro abrigos montados pelas autoridades, mas muitos já deixaram estes locais - a maioria turistas que retornaram a seus hotéis, onde estão hospedados em áreas não danificadas pelo tremor. De acordo com autoridades locais, "inúmeras casas" e 15 escolas sofreram danos.
O aeroporto de Honolulu chegou a ser fechado no domingo para decolagem por falta de eletricidade. No fim da noite, a energia foi restabelecida no local e vôos para o exterior voltaram a operar.
O terremoto foi o maior a atingir o arquipélago nos últimos 30 anos. Em 1975, um abalo de 7,2 graus deixou dois mortos.
Leia mais: O Globo Online