Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protestos

Milhares saem às ruas do Chile no 2º dia de greve geral

casal carrega faixas de protesto em Santiago, no Chile. Milhares de pessoas saíram nesta quinta às ruas para se manifestar contra o governo | AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI
casal carrega faixas de protesto em Santiago, no Chile. Milhares de pessoas saíram nesta quinta às ruas para se manifestar contra o governo (Foto: AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI)

Dezenas de milhares de manifestantes saíram às ruas do Chile nesta quinta-feira, no segundo dia da greve geral de 48 horas convocada pela CUT, a principal central trabalhista do país. Na quarta-feira, 108 pessoas foram detidas e seis policiais ficaram feridos.

A CUT convocou a greve geral exigindo amplas reformas políticas e sociais, após meses de grandes protestos estudantis que pedem a reformulação do sistema educacional chileno, que derrubaram a popularidade do presidente Sebastián Piñera. Atualmente, Piñera conta com apenas 26% de aprovação, o índice mais baixo registrado por um presidente desde o final da ditadura de17 anos do general Augusto Pinochet, em 1990.

Apesar de os protestos serem majoritariamente pacíficos, alguns manifestantes bloquearam ruas, jogaram pedras e entraram em confronto com policiais na quarta-feira. "Nós lamentamos o que aconteceu na noite passada quando houve destruição de propriedade pública e privada", disse o subsecretário do Interior Rodrigo Ubilla.

O ministro de Finanças Felipe Larrain estima que os dois dias de greve resultem em perdas de US$ 400 milhões para a economia.

O sistema de ônibus da capital Santiago funcionava praticamente com sua capacidade total nesta quinta-feira e o metrô funcionava normalmente, informou o ministro de Transportes e Comunicação Pedro Pablo Errazuriz.

Os protestos dos últimos meses chegaram até a algumas das maiores minas de cobre do país, dentre elas a estatal Corporación Nacional del Cobre e a mina Escondida, pertencente à BHP Billiton. Não houve interrupção da produção de cobre nas minas chinelas na quarta e quinta-feira. O país fornece um terço do cobre consumido no mundo todo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.