Cerca de 2.000 pessoas foram a um dos principais pontos turísticos de Dublin -o Spire, monumento em forma de agulha, situado na região central da cidade- neste domingo (16) para um ato em apoio aos manifestantes brasileiros.
Os números são da polícia local, que acompanhou o evento, chamado Brazil Awakening Dublin. Segundo a organização, a ideia de promover apenas um ato, sem envolver caminhadas pela cidade, foi determinação da polícia, para evitar transtornos no trânsito.
Segundo Andréa Cordeiro, uma das organizadoras do evento, a quantidade de pessoas que compareceram surpreendeu a organização. "Tínhamos pouco mais de 3.000 presenças confirmadas no Facebook, mas não imaginávamos que as pessoas de fato fossem para a rua".
A ideia surgiu na sexta-feira (14) mas, segundo Andrea, que é jornalista e vive na Irlanda há um ano e meio, no sábado a organização se deu conta de que o evento seria maior do que se imaginava.
"Eles deixaram a gente super a vontade para fazer o que a gente quisesse", relata Cordeiro, que explica ainda que a única solicitação das autoridades foi que o trânsito não fosse bloqueado. Outra participante e organizadora do evento, a paulistana Carolina Valeis, conta que os manifestantes levaram flores para os policiais.
"No final, fizemos uma homenagem para a polícia: sentamos no chão, agradecemos e aplaudimos".
Segundo Valeis, que está na Irlanda há apenas um mês, a manifestação foi uma forma de apoiar os brasileiros que estão indo às ruas, "mesmo de longe". "Se eu estivesse no Brasil eu iria para a rua, não apenas pelos vinte centavos, mas por tudo", diz.