Grupos de milicianos sunitas tomaram nesta quarta-feira (24) o controle da região de Suleiman Bek, na província de Salah ad-Din (de maioria sunita), após duros confrontos com as forças do exército iraquiano, nos quais morreram pelo menos 16 combatentes dos dois lados. Uma fonte policial informou à Agência Efe que os combates também deixaram dezenas de feridos e que as tropas governamentais se retiraram da área, situada a cerca de 200 quilômetros ao norte de Bagdá.

CARREGANDO :)

O conflito começou nesta terça, em resposta ao ataque das forças iraquianas na zona de Al Hueiya, palco de manifestações dos sunitas, que causou a morte de 26 pessoas e feriu outras 155. Os milicianos invadiram a sede da polícia local, após a fuga dos agentes, e se apoderaram das armas e dos veículos policiais.

Além de Suliman Beck, os milicianos tribais capturaram as aldeias próximas de Mastul e Lakum. A importância desta região, de maioria árabe sunita e turcomana, se deve ao fato de que fica na rota que liga Bagdá às províncias do norte do país.

Publicidade

A província de Salah ad-Din foi palco, desde dezembro do ano passado, de manifestações dos sunitas contra o governo do primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki.

Os sunitas se queixam da discriminação que dizem sofrer por parte do governo e pedem a libertação dos detidos sem acusações, a suspensão de sentenças de condenação à morte e a anulação da lei antiterrorista.