Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Milicianos curdos assassinam 19 civis no nordeste da Síria

Pelo menos 19 civis foram assassinados neste domingo (14) por milicianos curdos na província de Al Hasaka, no nordeste da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Em comunicado, a ONG acusou membros das Unidades de Proteção do povo Curdo, que lutam contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), pelo crime.

As vítimas eram originárias das aldeias de Al Hayia e Tel Khalil, localizadas ao sul de Al Qameshli, capital de Al Hasaka.

Segundo o Observatório, há informações não confirmadas sobre o assassinato de outros civis pelos curdos na mesma zona.

Por outro lado, prosseguem os combates entre essa milícia curda e o EI nos arredores das zonas de Abu Qasaib e Sharmuj, onde os curdos se apoderaram de cinco aldeias próximas.

Pelo menos 15 membros do EI perderam a vida nesses enfrentamentos e há informações sobre baixas nas fileiras da milícia curda.

Na Síria, o EI domina a província de Al Raqqah e controla quase totalmente a de Deir ez Zor, além de estar presente em outras como Aleppo, Homs, Al Hasaka e Idlib.

Os curdos da Síria se concentram, sobretudo, na província de Al Hasaka e nas regiões de Afrin e de Ain al Arab, também denominada Kobani, em Aleppo (norte), e supõem 9% da população do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.