As milícias pró-Rússia tomaram nesta quarta-feira (16) o controle da prefeitura de Donetsk, capital da região de mesmo nome que se transformou no epicentro da sublevação contra o governo de Kiev.
"Se tomou a decisão de lançar uma operação especial para controlar o edifício da prefeitura de Donetsk. Ninguém ficou ferido", informou um porta-voz das forças de autodefesa para as agências locais.
Vários homens uniformizados, mascarados e armados com fuzis e rifles de franco-atirador entraram nesta manhã na prefeitura e se instalaram no primeira e segundo andar do edifício.
Neste momento, segundo a fonte, os homens armados tentam convencer os policiais que fazem a segurança da prefeitura a abandonar o local.
Segundo outras fontes, alguns funcionários da prefeitura já deixaram o edifício e levaram seus equipamentos eletrônicos.
A tomada do edifício aconteceu após o prefeito de Donetsk, Aleksandr Lukianenko, reunir-se com representantes da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE).
As milícias pró-Rússia controlam há mais de dez dias o edifício que abriga o governo e o parlamento da região de Donetsk.
Entre outras cidades, os sublevados também controlam as sedes do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e do Ministério do Interior em Slaviansk.
- Otan anuncia reforços por ar, terra e mar por causa da crise na Ucrânia
- Manifestantes pró-Rússia proclamam a criação de "república de Odessa"
- Ban Ki-moon descarta envio de tropas da ONU à Ucrânia "neste momento"
- Operação especial das forças ucranianas deixa vários mortos em Kramatorsk
- Separatistas da Ucrânia mentiram para atrair apoio russo, diz ONU
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais