Um militante palestino que escapou de uma prisão no Egito foi recebido como herói neste domingo, em Gaza, pelo movimento islâmico Hamas.
Ayman Nofal, que havia sido preso há três anos na cidade egípcia de El-Arish, no norte da Península do Sinai, aproveitou a confusão causada pelos protestos das duas últimas semanas contra o governo do Egito para escapar da prisão e voltar para Gaza através de um túnel usado para contrabando. Outros milhares de detentos também fugiram em meio ao caos no Egito.
Nofal, que foi preso sob acusação de planejar ataques à bomba, negou as acusações de que estivesse numa missão do Hamas quando foi detido. Ele alega ter atravessado a fronteira para protestar contra a decisão do Egito em cooperar com Israel no isolamento de Gaza.
Antes de ser preso, Nofal era um comandante da ala militar do Hamas, conhecida como Brigadas Izzedine al-Qassam. O Hamas fez ampla campanha pela libertação de Nofal e, em várias ocasiões, acusou o Egito de tê-lo torturado. As informações são da Associated Press.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil