Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terrorismo

Militantes suspeitos planejavam ataque na França, diz promotor

Investigadores antiterrorismo na França acreditam que um grupo de suspeitos militantes islâmicos presos no sábado (6) estava recrutando militante da Jihad para ir à Síria e planejando ataques na França, disse um promotor de Paris nesta quinta-feira (11).

Membros do grupo tinham reunido material suficiente para fazer uma bomba do mesmo tamanho dos explosivos usados em uma série de ataques em Paris nos anos 1990, disse o promotor François Molins.

A operação policial do fim de semana, na qual um suspeito acabou morto pela polícia, desmantelou "um grupo terrorista que é provavelmente o mais perigoso (na França) desde 1996", disse Molins em entrevista coletiva nesta quinta.

Sete suspeitos foram colocados sob investigação policial na quinta-feira por suspeita de participação em atividades relacionadas ao terrorismo.

Dois desses sete também são suspeitos de atuação para recrutar voluntários para missões da Jihad no exterior, incluindo na Síria, disse Molins.

Outras cinco pessoas que foram detidas no sábado foram liberadas.

As prisões do fim de semana tiveram relação com um ataque a um mercado de comida kosher perto de Paris, em setembro.

A França não sofre um ataque com grande números de mortos em seu território desde 1995, quando um grupo islâmico argelino detonou explosivos na rede do metrô e em outros pontos da capital, matando 10 pessoas e deixando mais de 200 feridos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.