O general Peter Chiarelli, comandante americano no Iraque, vai anunciar nesta quinta-feira as diretrizes de valores que as tropas têm de seguir, num treinamento que vai durar um mês, a começar por uma apresentação de slides com vinhetas que enfatizam a importância de se aderir a padrões legais, éticos e morais no campo de batalha, segundo a ABC News.
O treinamento é conseqüência do incidente em Haditha, em novembro do ano passado, quando supostamente soldados americanos mataram 24 civis a sangue frio. Duas investigações estão em curso: uma, sobre as circunstâncias da morte dos civis, possivelmente perpetrada por fuzileiros navais; outra, sobre a possível tentativa de encobrir a matança.
O treinamento será dado a todos os 130 mil militares que estão no Iraque. Ele inclui lições sobre o que se deve esperar da cultura - ou das culturas, já que etnias diferentes formam o país - dos cidadãos iraquianos. As tropas também serão advertidas do que aguarda aquele que não agirem dentro dos valores de militares profissionais.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo