O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou neste sábado (21) a ocupação militar de portos e aeroportos nos estados de Carabobo e Zulia. O presidente do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (Inac), José Luis Martínez, informou ainda que a Guarda Nacional também ocupou os aeroportos nestas regiões, segundo informação do jornal El Universal.
Segundo o jornal, foram ocupados desde a madrugada, o aeroporto de Chinita e o porto do estado de Maracaibo; o porto Puerto Cabello, em Carabobo; o aeroporto de Valência; o porto de Guamache, em Margarita; e aeroporto internacional Santiago Mariño, em Nueva Esparta.
Chávez havia anunciado a decisão de ocupar os portos do país domingo passado. Na última segunda-feira (16), governadores e prefeitos da oposição venezuelana pediram ao Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela que suspenda a ordem do presidente para que as forças armadas tomassem o controle de três dos principais portos do país, que estavam sob administração dos governos regionais.
O presidente Chávez informou que a decisão estava prevista em reforma da Lei de Descentralização, aprovada na semana anterior pela Assembleia Nacional, que permite ao poder executivo intervir em rodovias, portos e aeroportos quando julgar conveniente. As informações são da Associated Press e de agências internacionais.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Deixe sua opinião