Tropas da Rússia afirmaram nesta sexta-feira (1º) que tomaram o controle da cidade de Marinka, no leste da Ucrânia, depois de meses de pesados combates que a reduziram a ruínas.
“Queridos camaradas, hoje, 1º de dezembro, as forças do 103º regimento tomaram a cidade de Marinka sob seu controle”, disseram militares russos usando máscaras em um vídeo publicado no canal Mash, da plataforma de mensagens Telegram.
Pouco antes, o analista militar alemão Julian Röpcke havia informado na rede social X (ex-Twitter) que “após 20 meses de ataques intensos, o exército invasor russo assumiu o controle total da cidade de Marinka, na região de Donetsk”.
De acordo com o especialista, “os últimos defensores ucranianos foram expulsos da cidade, que já foi lar de 10,7 mil habitantes, agora em ruínas”.
Marinka tem sido, junto com Avdiivka, um dos principais alvos das forças russas na região de Donetsk, pois ambas as cidades estão próximas à capital regional controlada pela Rússia e têm servido como redutos para ataques sistemáticos à cidade.
Até o momento, nem o Ministério da Defesa russo nem o Estado-Maior do Exército ucraniano fizeram qualquer declaração sobre o assunto.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”