O ex-ditador da antiga Iugoslávia, Slobodan Milosevic, morreu de causa naturais, afirmou neste sábado o ministro de Relações Exteriores da Holanda, Bernard Bot. Ele também lamentou que a Justiça não tenha conseguido concluir o processo contra o ex-ditador.
- É uma questão das Nações Unidas, mas acredito que Milosevic tenha morrido de causas naturais - disse Bot em breve declaração à imprensa depois de entrar em contato com Haia, em Salzburgo, onde estava para um encontro ministerial da União Européia.
O Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia, em Haia, anunciou este sábado a morte de Milosevic em sua cela, mas as causas da morte ainda não foram declaradas oficialmente.
Bot disse ser "uma pena que isto tenha acontecido, sobretudo para as vítimas de Milosevic", já que "seria melhor para a perspectiva histórica se a Justiça tivesse concluído o caso".
- É uma pena que este processo não tenha chegado ao fim - reclamou o ministro holandês.
Milosevic, de 64 anos, era processado desde fevereiro de 2002 por 66 acusações de crimes de guerra e contra a humanidade, em um processo que havia sido suspenso em várias ocasiões devido ao seu delicado estado de saúde.