Os 33 trabalhadores que sobreviveram por mais de dois meses no fundo de uma mina do norte do Chile foram ovacionados no sábado em Los Angeles, ao lado de três integrantes da equipe de resgate, em um show com a participação de estrelas do cinema e da música. Os mineiros, que se tornaram figuras famosas desde o resgate assistido por todo o planeta em 12 de outubro, cantaram o hino chileno ao serem apresentados durante um programa do canal de televisão CNN.
A homenagem aos mineiros que antes passaram pelo tapete vermelho com a bandeira chilena aconteceu no programa "CNN Heroes", que prestou tributo a pessoas comuns responsáveis por atos heroicos. Entre as estrelas presentes ao evento estavam Halle Berry, Renee Zellweger, Kiefer Sutherland, Demi Moore, Jessica Alba e Kid Rock. A parte musical ficou por conta de Jon Bon Jovi, John Legend e Sugarland.
Os mineiros, cuja façanha pode ser levada ao cinema pela produtora do astro Brad Pitt, visitaram nos últimos dias os pontos turísticos de Hollywood e Beverly Hills. Algumas pessoas sugerem, no entanto, que os chilenos podem estar em Los Angeles por algo mais que o simples turismo. Os mineiros passaram a ser objeto de uma luta midiática depois do resgate de outubro. Eles passaram um recorde de 69 dias sob a terra na remota mina de San José, no deserto do Atacama.
Na semana passada, o advogado Edgardo Reinoso, que representa os 33, declarou ao jornal El Mercurio que a produtora Plan B Entertainment, de Brad Pitt, fez uma oferta milionária para obter os direitos de um filme sobre a saga. Reinoso disse ainda que recebeu muitas propostas de várias empresas por entrevistas ou acordos comerciais com os mineiros.