Um vice-ministerio boliviano cometeu a gafe nesta sexta-feira, Dia dos Mortos, ao colocar em um altar a fotografia de Nelson Mandela junto a de outros líderes mundiais falecidos.
A imagem de Mandela, registrou a Agência Efe, foi colocada no altar que o Vice-ministério de Descolonização montou na praça Murillo de La Paz, onde se encontram o Palácio de Governo e o Parlamento.
A fotografia ficou ali por vários minutos e, após perceber o erro, os funcionários do órgão cobriram o rosto do líder sul-africano com um cartaz.
Mandela está internado em estado grave desde 8 de junho em um hospital de Pretória, na África do Sul, depois de uma recaída de uma infecção pulmonar e sua situação chegou a ser crítica. Em início de outubro sua ex-mulher Winnie Madizikela-Mandela afirmou que o ex-mandatário e Prêmio Nobel da Paz "está bem".
Na Bolívia existe a crença de que nesta data, ao meio-dia, as almas dos mortos voltam para comer e beber o que os agradava em vida, e por isso montam altares com comidas e bebidas.
Várias entidades estatais montaram hoje altares para lembrar personalidades bolivianas e também estrangeiras, como o líder venezuelano Hugo Chávez, grande amigo do presidente Evo Morales; o ex-governante argentino Néstor Kirchner e o guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara.
Os altares serão recolhidos amanhã ao meio-dia, quando, segundo a crença popular, os antepassados deixam este mundo.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião