O Ministério da Saúde informou neste domingo (26), por meio de nota, que o quadro das duas pessoas procedentes do México, que estão internadas no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, não se encaixa na "definição de caso suspeito de influenza suína". Segundo o ministério, os pacientes não apresentam sinais e sintomas compatíveis com a doença, como febre acima de 39 graus centígrados acompanhada de tosse e dores de cabeça, musculares e nas articulações. "Até o momento, não há evidências da circulação do vírus da influenza suína em humanos no Brasil", diz a nota.
O comunicado informa ainda que "com relação à sanidade animal, no Brasil, não há suspeita ou registro de gripe suína causada pelo mesmo agente identificado nas áreas afetadas. Além disso, o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas".
A partir de hoje, os aeroportos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador (BA), Manaus (AM) e Fortaleza (CE) passaram a transmitir avisos sonoros sobre o sintomas da doença e com orientações aos viajantes.
- Banco Mundial libera US$ 205 milhões para México combater a gripe suína
- Argentina e Uruguai tomam medidas contra gripe suína
- Eventos públicos são cancelados na Cidade do México
- Com surto de gripe suína no México, passageiros chegam com máscaras a SP
- EUA declaram estado de emergência por causa de gripe suína