Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Ministério projeta guerra até fevereiro, mas Netanyahu diz que conflito não está “nem perto de acabar”

Premiê disse que Israel vai “aprofundar” a ofensiva em Gaza nos próximos dias, apesar da fala do vice-comissário de orçamento do Ministério das Finanças no Parlamento (Foto: EFE/Ohad Zwigenberg)

Ouça este conteúdo

Em audiência no Comitê de Finanças do Knesset, o Parlamento de Israel, o vice-comissário de orçamento do Ministério das Finanças, Itai Temkin, disse nesta segunda-feira (25) que a pasta projeta que a ofensiva contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza vai continuar até fevereiro.

Também nesta segunda-feira, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, fez sua segunda visita a Gaza desde o início da guerra. Apesar da fala de Temkin no Knesset, após a visita o premiê afirmou a membros do seu partido, o Likud, que Israel vai “aprofundar” a ofensiva no enclave palestino nos próximos dias e que a guerra não está “nem perto de acabar”.

Segundo informações da agência Reuters, Temkin afirmou no Parlamento israelense que a guerra custará aos cofres públicos de Israel ao menos mais 50 bilhões de shekels (R$ 67,70 bilhões) em 2024.

Com esse gasto extra, o déficit orçamentário de Israel no ano que vem chegaria a 5,9% do PIB, quase o triplo da meta, que era de 2,25%.

Temkin afirmou que isso exigirá cortes de outras despesas ou o aumento de receitas e que no momento não é possível planejar a continuidade da guerra além de fevereiro.

“É possível que no final do ano tenhamos que atualizar isso e teremos que fazer atualizações à medida que a guerra se prolonga”, afirmou o vice-comissário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.