Em audiência no Comitê de Finanças do Knesset, o Parlamento de Israel, o vice-comissário de orçamento do Ministério das Finanças, Itai Temkin, disse nesta segunda-feira (25) que a pasta projeta que a ofensiva contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza vai continuar até fevereiro.
Também nesta segunda-feira, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, fez sua segunda visita a Gaza desde o início da guerra. Apesar da fala de Temkin no Knesset, após a visita o premiê afirmou a membros do seu partido, o Likud, que Israel vai “aprofundar” a ofensiva no enclave palestino nos próximos dias e que a guerra não está “nem perto de acabar”.
Segundo informações da agência Reuters, Temkin afirmou no Parlamento israelense que a guerra custará aos cofres públicos de Israel ao menos mais 50 bilhões de shekels (R$ 67,70 bilhões) em 2024.
Com esse gasto extra, o déficit orçamentário de Israel no ano que vem chegaria a 5,9% do PIB, quase o triplo da meta, que era de 2,25%.
Temkin afirmou que isso exigirá cortes de outras despesas ou o aumento de receitas e que no momento não é possível planejar a continuidade da guerra além de fevereiro.
“É possível que no final do ano tenhamos que atualizar isso e teremos que fazer atualizações à medida que a guerra se prolonga”, afirmou o vice-comissário.