Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações Exteriores

Ministro alemão diz que Rússia pode retornar ao G8

Um retorno da Rússia ao G8, grupo que atualmente reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, é possível, afirmou o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em uma entrevista publicada neste domingo no jornal Bild.

“Nosso interesse nunca foi isolar a Rússia ou tornar o G8 permanentemente em um G7”, disse Steinmeier. “Se nós tivermos sucesso em lidar com as questões adicionais no conflito na Ucrânia e se a Rússia continuar a trabalhar conosco em direção a resolução do conflito na Síria, então o Ocidente não irá querer nem deverá ter um interesse em excluir a Rússia das consultas regulares entre os grandes países”, comentou.

A Rússia foi excluída do G8 após o país ter anexado a Crimeia no ano passado e devido a seu papel no conflito no leste da Ucrânia.

Nas últimas semanas, as autoridades dos países do atual G7 realizaram esforços para retomar as negociações com a Rússia - um aliado importante do presidente sírio Bashar Al-Assad - sobre a crise no país e para combater o Estado Islâmico.

Steinmeier afirmou que a luta contra o Estado Islâmico não seria possível sem um conflito militar com o grupo e que é crucial que todas as forças combatendo em terra cooperem.

Entretanto, o ministro declarou que o envio de soldados para a Síria não é uma opção. “O Estado Islâmico está ansiando pela chegada dos soldados na Síria e no Iraque para confrontá-los”, disse Steinmeier. Fonte: Dow Jones Newswires.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.