O ministro da Defesa do Afeganistão, Abdul Rahim Wardak, escapou de uma tentativa de assassinato neste sábado quando homens armados atiraram contra o seu carro logo após ele ter deixado o aeroporto de helicóptero.
Ninguém ficou ferido no atentado e os quatro atacantes - que usavam uniformes militares - foram presos, afirmou o porta-voz do ministro Zahir Azimi, que descreveu o ataque como uma tentativa frustrada de assassinato do ministro:
- O ministro está a salvo. Ele já tinha deixado o aeroporto de helicóptero quando o ataque aconteceu - afirmou.
Pouco tempo depois, outro helicóptero, que seguia para o vale Panjsher, ao norte de Cabul, levando oficiais do exército, caiu após o choque de seu rotor com uma árvore. Azimi informou que não houve feridos no acidente.
O atentado contra o carro do ministro acontece dias antes das eleições parlamentares e provincianas, marcadas para 18 de setembro. As eleições são o próximo grande passo do Afeganistão rumo à estabilidade.
O ministro viajou ao Vale Panjsher com outros oficiais para assistir a uma cerminônia em memória do herói nacional afegão Ahmad Shah Masood, assassinado no dia 9 de setembro.