O ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, disse nesta sexta-feira a jornalistas que não há mais indicações concretas de ameaça terrorista hoje ou amanhã em um local específico. Ele alertou, no entanto, que a ameaça geral de terrorismo na Europa permanece elevada.
As estações de trem de Munique reabriram e os trens voltaram a funcionar no primeiro dia de 2016. Antes da virada de ano, no entanto, a polícia de Munique esvaziou a principal estação ferroviária da cidade e outra estação no bairro de Pasing. As autoridades pediram também que as pessoas evitassem multidões.
Numa entrevista coletiva na sexta-feira, o ministro disse que um serviço de inteligência estrangeiro aliado alertou a Alemanha sobre um ataque iminente à meia-noite. O grupo de agressores seria composto de cinco a sete militantes da Síria e do Iraque que pertencem ao Estado Islâmico e planejavam se explodir em locais em Munique, incluindo as duas estações de trem.
As autoridades estavam em intenso trabalho de investigação na sexta-feira, disse Herrmann, mas até agora não ocorreu nenhuma prisão. Ele disse que recebeu dados pessoais de alguns dos terroristas, mas as autoridades ainda estavam em processo de investigação e verificação das informações. Ele não quis dar mais detalhes sobre os suspeitos.
Herrmann pediu cautela aos residentes de Munique, mas ao mesmo tempo para não deixassem o aviso interferir com suas vidas normais.
Mais de 500 policiais e autoridades de unidades especiais de toda a região sul da Baviera foram chamados para Munique com o objetivo de ajudar a esvaziar e proteger as estações. Herrmann pediu compreensão aos residentes de Munique, pois a polícia teria de parar mais pessoas que o habitual em verificação de identidade.
O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, agradeceu todas as autoridades envolvidas pela ação “pensativa, atencioso e decisiva” em Munique na véspera do Ano Novo.
“A situação na Europa e na Alemanha continua séria no ano novo”, afirmou Maizière. “Nós conseguimos indicações [sobre um ataque planejado] ontem, que foram avaliadas pelas autoridades bávaras de inteligência e policiais federais”, acrescentou
Maizière prometeu que no futuro as autoridades de segurança alemãs continuarão a analisar a situação cuidadosamente e agir em conformidade. Apesar das advertências da polícia para ficar longe de grandes multidões, milhares de pessoas estavam nas ruas de Munique à meia-noite para saudar o ano novo com fogos de artifício.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião