Cairo - O ministro do Interior líbio, Nassr al-Mabrouk Abdullah, chegou ontem ao Cairo com nove familiares em um avião particular proveniente da Tunísia, na maior deserção do regime de Muamar Kadafi nos últimos meses.
Autoridades do aeroporto internacional do Egito afirmaram que Abdullah ingressou no país com um visto de turista. O ministro de Kadafi não foi recebido por nenhum membro da embaixada líbia ao chegar.
Segundo a versão on-line do jornal estatal egípcio Al Ahram, alguns veículos divulgaram nos últimos dias informações sobre uma possível deserção de Abdullah e que ele fugiria de Trípoli.
A chegada do membro do regime do ditador líbio ao Egito acontece no momento em que as forças rebeldes afirmam ter feito avanços significativos contra o regime em direção à capital. No sábado, os opositores lançaram ofensiva contra Zawiya e, no domingo, contra uma cidade próxima à Trípoli que dá acesso às rotas de suprimentos da capital.
Em resposta, Kadafi enviou mensagens de áudio, pedindo a seus partidários que se armem para lutar contra "traidores e a Otan", aliança militar do Ocidente.
Abdullah foi nomeado ministro do Interior em junho para substituir Abdel Fatah Younes, antigo braço direito de Kadafi que se uniu às forças rebeldes em protesto às mortes de civis. Youbes se tornou chefe de Estado Maior dos rebeldes.
O general foi morto no dia 28 de julho, após ser chamado para prestar contas sobre seu envolvimento com o regime do ditador líbio.