• Carregando...
O ministro do Interior do México, Francisco Blake Mora, durante coletiva de imprensa na Cidade do México, em outubro deste ano | Carlos Jasso/Reuters
O ministro do Interior do México, Francisco Blake Mora, durante coletiva de imprensa na Cidade do México, em outubro deste ano| Foto: Carlos Jasso/Reuters

O ministro do Interior do México, Francisco Blake Mora, e sete acompanhantes morreram nesta sexta-feira (11) na queda do helicóptero em que viajavam no sul da Cidade do México, informou a presidência mexicana em um comunicado.

"Lamentavelmente, o secretário de governo, seus colaboradores e a tripulação do helicóptero foram encontrados sem vida", disse a porta-voz do governo Alejandra Sota à imprensa.

Blake, secretário de governo mexicano, cargo que equivale ao de Ministro do interior, dirigia-se à cidade de Cuernavaca, 90 km ao sul da Cidade do México, para participar de uma reunião de procuradores do país, completou a imprensa.

Os protocolos de segurança e busca foram ativados quando os controladores aéreos detectaram que "o helicóptero não cumpria com o itinerário de voo na rota do distrito federal à cidade de Cuernavaca", afirmou Sota.

O presidente Felipe Calderón se reuniu com a mulher de Blake para comunicá-la do ocorrido, completou. Entre os mortos há três funcionários da secretaria de governo, entre eles uma mulher (a secretária técnica do ministro), e o restante fazia parte da tripulação, completou Sota. O local do acidente é uma região montanhosa e de densa vegetação, segundo as primeiras imagens mostradas pelos canais de TV, nas quais podiam ser vistos os destroços do helicóptero.

Vários helicópteros estavam no local participando das tarefas de resgate, entre eles três da presidência da República.

Blake, que foi congressista e ativo membro do governista Partido Ação Nacional, foi designado por Calderón como secretário de governo graças a sua experiência na pacificação e coordenação da ação das forças de segurança em seu estado natal de Baixa Califórnia.

Era advogado e tinha nascido em 1966 em Tijuana, cidade fronteiriça com os Estados Unidos.

A morte de Blake ocorre quando se completam dois anos da de outro secretário de governo de Calderón, Juam Camilo Mouriño. Este último morreu em novembro de 2008 após a queda do avião em que viajava.

Devido aos congestionamentos de automóveis, o uso de helicópteros é bastante frequente entre altos funcionários do governo e empresários na Cidade do México.

Viagem cancelada

O presidente Felipe Calderón cancelou sua viagem a Honolulu (Havaí, EUA), onde participaria da reunião de cúpula da Apec (fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico). Segundo um porta-voz, a viagem foi cancelada por causa da morte de Blake Mora. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]