O ministro das Relações Exteriores marroquino, Taieb Fassi Fihri, considerou que a ausência da Síria na reunião desta quarta-feira da Liga Árabe em Rabat significa que a suspensão do país na organização "já entrou em vigor".
"À espera de uma resposta absoluta e clara da Síria ao plano de paz da Liga Árabe", o regime de Damasco foi suspenso da organização, declarou o ministro à imprensa no 4º Fórum Árabe-Turco desta quarta-feira na capital marroquina.
Fihri acrescentou que os ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe escutarão nesta quarta o secretário-geral do organismo, Nabil Al Arabi. "Estudaremos a situação da Síria nos últimos dias", detalhou.
As declarações de Fihri ocorreram poucas horas antes de os chanceleres da Liga Árabe participem de uma reunião extraordinária para abordar a situação da Síria.
No sábado, a Liga Árabe suspendeu a Síria até que o país aplique o plano de paz que a organização pan-árabe elaborou para acabar com a crise.
Apesar de ter expirado nesta quarta o ultimato dado pela Liga Árabe ao regime de Damasco para deter a violência, ao menos 16 pessoas morreram na Síria pela repressão dos seguidores do presidente, Bashar Al Assad.
Deixe sua opinião