• Carregando...

O ministro de Relações Exteriores da Polônia, Radek Sikorski, afirmou que a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, assinará com o país nesta quarta-feira (20) um acordo para a instalação de um sistema de defesa antimísseis. As informações foram publicadas pelo jornal polonês Dziennik nesta segunda-feira (18).

Sikorski não forneceu outros detalhes. Condoleezza é esperada na capital polonesa, Varsóvia, após um encontro emergencial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) marcado para amanhã em Bruxelas.

A agência de notícias polonesa PAP citou um vice-ministro de Relações Exteriores, segundo o qual Condoleezza chegará a Varsóvia na noite de terça-feira. Ryszard Schnepf disse que a norte-americana se encontrará com Sikorski, com o primeiro-ministro Donald Tusk e com o presidente Lech Kaczyinski.

Tusk disse que Washington concordou em auxiliar a Polônia no fortalecimento de suas defesas. Em troca, o país permitiria que os Estados Unidos posicionem em seu território 10 interceptadores de mísseis, destinados a evitar um eventual ataque do Irã, segundo os EUA. A Rússia se opõe ao plano, considerado por Moscou uma ameaça à sua segurança.

Ameaça

Sikorski disse também em entrevista que os poloneses "têm o direito de se sentirem ameaçados" pela retórica russa em relação ao tema. Na entrevista, o ministro também sugeriu que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deveria se posicionar sobre o tema.

Uma nova pesquisa registrou que o apoio dos poloneses ao sistema antimísseis subiu muito, depois da campanha militar russa na Geórgia e das ameaças de Moscou à Polônia. A pesquisa divulgada pelo jornal Rzeczpospolita registra que 58% dos consultados aprovam o plano, ante apenas 30% em março de 2007. Para 37%, essa iniciativa é ruim para o país.

As negociações entre Washington e Varsóvia começaram no início de 2007. O acordo foi logrado na semana passada, durante o conflito entre Rússia e Geórgia.

Os Estados Unidos também planejam construir uma base de radares na República Checa, como parte do mesmo sistema. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]