O ministro de Relações Exteriores da Polônia, Radek Sikorski, afirmou que a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, assinará com o país nesta quarta-feira (20) um acordo para a instalação de um sistema de defesa antimísseis. As informações foram publicadas pelo jornal polonês Dziennik nesta segunda-feira (18).
Sikorski não forneceu outros detalhes. Condoleezza é esperada na capital polonesa, Varsóvia, após um encontro emergencial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) marcado para amanhã em Bruxelas.
A agência de notícias polonesa PAP citou um vice-ministro de Relações Exteriores, segundo o qual Condoleezza chegará a Varsóvia na noite de terça-feira. Ryszard Schnepf disse que a norte-americana se encontrará com Sikorski, com o primeiro-ministro Donald Tusk e com o presidente Lech Kaczyinski.
Tusk disse que Washington concordou em auxiliar a Polônia no fortalecimento de suas defesas. Em troca, o país permitiria que os Estados Unidos posicionem em seu território 10 interceptadores de mísseis, destinados a evitar um eventual ataque do Irã, segundo os EUA. A Rússia se opõe ao plano, considerado por Moscou uma ameaça à sua segurança.
Ameaça
Sikorski disse também em entrevista que os poloneses "têm o direito de se sentirem ameaçados" pela retórica russa em relação ao tema. Na entrevista, o ministro também sugeriu que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deveria se posicionar sobre o tema.
Uma nova pesquisa registrou que o apoio dos poloneses ao sistema antimísseis subiu muito, depois da campanha militar russa na Geórgia e das ameaças de Moscou à Polônia. A pesquisa divulgada pelo jornal Rzeczpospolita registra que 58% dos consultados aprovam o plano, ante apenas 30% em março de 2007. Para 37%, essa iniciativa é ruim para o país.
As negociações entre Washington e Varsóvia começaram no início de 2007. O acordo foi logrado na semana passada, durante o conflito entre Rússia e Geórgia.
Os Estados Unidos também planejam construir uma base de radares na República Checa, como parte do mesmo sistema. As informações são da Associated Press.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink