O ministro da Economia do Chile, Pablo Longueira, foi escolhido como novo candidato presidencial do partido conservador depois que o ex-ministro Laurence Golborne, que liderou o resgate dos mineiros presos sob o deserto de Atacama em 2010, renunciou à disputa eleitoral de novembro.
A renúncia de Golborne e a escolha de Longueira mudaram o mapa de candidatos conservadores, ao mesmo tempo em que a ex-presidente Michelle Bachelet, do Partido Socialista, continua a liderar todas as pesquisas de intenção de votos.
Golborne, que era um dos dois candidatos conservadores, juntamente com o ex-ministro da Defesa Andres Allamand, enfrentou críticas recentes depois que a imprensa local informou que ele não revelou investimentos nas Ilhas Virgens quando era ministro.
Assim que Golborne deixou a disputa presidencial, o partido conservador União Democrática Independente (UDI) passou a apoiar Longueira como candidato.
Longueira pode competir contra Allamand pela nomeação da Coalición por el Cambio, caso a coalizão decida ter apenas um candidato em novembro.